★ ★ ★ ★ ★ 4,5 / 5 TRUSTED SHOPS
Entrega oferta em compras acima de 99€
Envio rápido
Ao despejar o vinho num decantador de vinho antes de o servir, permite que o seu vinho respire. Este processo ajuda a libertar os aromas mais facilmente, tornando a experiência do sabor do vinho ainda mais rica.
Ao despejar o vinho num decantador de vinho, ou decantar o vinho como é realmente chamado, pode remover as borras e sedimentos do vinho que podem dar ao vinho um sabor ligeiramente amargo. O decantador de vinho também acrescenta um agradável detalhe decorativo ao seu ambiente de mesa e acrescenta um toque elegante à apresentação do vinho e deita-o nas taças de vinho .
Quase todos os vinhos tintos, especialmente os mais jovens que consumimos, mas também muitos vinhos brancos, vinhos rosé e mesmo um champanhe jovem, beneficiam de arejamento antes de servir. Expor o vinho ao oxigénio abre os sabores do vinho e remove o sabor da rolha. O sabor do vinho torna-se mais suave e o vinho pode mesmo mudar de carácter, adquirindo novos aromas e sabores, tanto frutados como florais, que antes não tinha. É importante arejar correctamente o vinho para obter a experiência de sabor criada pelo enólogo, e a melhor e mais fácil maneira de arejar o seu vinho é através da utilização de uma garrafa ou decantador de vinho.
Simplesmente puxar a rolha da garrafa de vinho não é suficiente para arejar o vinho, uma vez que não entra oxigénio suficiente através do gargalo estreito da garrafa, e apenas a parte superior, pequena parte do vinho na garrafa entra em contacto com o oxigénio.
A melhor maneira de arejar o vinho é deitá-lo de uma altura bastante alta, para baixo, na garrafa, ao longo da borda do interior da garrafa de vinho, para que todo o vinho entre em contacto com o oxigénio no seu percurso até ao fundo. Uma vez todo o vinho derramado no decantador, a garrafa pode ser abanada de modo a que o vinho rodopie ao longo das bordas. Um decantador de vinho tem uma base larga, especificamente concebida para tornar possível a acção de agitação acima referida, e para expor o máximo possível do vinho ao oxigénio quando o vinho é armazenado na garrafa.
Um problema comum quando se utilizam decantadores de vinho é que o vinho derrama no exterior do decantador e deixa manchas na superfície. Muitas pessoas resolvem isto com uma toalha enrolada à volta do pescoço da garrafa, mas na realidade é possível evitar facilmente derrames e manchas com decantadores de vinho modernos, tais como o decantador da Eva Solo que tem uma borda sem pingos, ou porque não apenas com um bom pires a condizer para colocar a garrafa de vinho!