Caneca Fillyjonk Moomin da Arabia tem um design de Tove Slotte com um motivo baseado no livro de Tove Jansson, 'Sent i november' de 1970, e na série de quadrinhos 'Klåttdjurets frieri', que ela lançou junto com Lars Jansson em 1959. Para a mãe de três filhos, Fillyjonk, ordem, limpeza e previsibilidade são muito importantes e algo que a faz sentir controle na vida. Se a Mamãe Moomin é aquela que não se incomoda com pequenas coisas, então Fillyjonk é o oposto! Fillyjonk é ansiosa e usa a limpeza para tentar organizar sua vida. Ela é rígida na educação dos filhos e não quer que adquiram maus hábitos. Na verdade, Fillyjonk é invejosa da Mamãe Moomin e de sua vida boêmia, mas tem dificuldade de romper seu padrão neurótico.
Na Caneca Moomin, vemos como Fillyjonk encontra os esconderijos das bolas de poeira e depois deixa a espuma de sabão fluir. A história começa com a chegada de um psiquiatra para curar Fillyjonk de seu complexo de limpeza. Mamãe Moomin, que sempre é o pilar de apoio do Vale dos Moomins, decide resolver a situação quando a casa de Fillyjonk começa a se deteriorar, escrevendo um telegrama que os filhos de Fillyjonk entregam entusiasticamente à sua mãe. No telegrama está escrito que Fillyjonk receberá a visita de um comitê de mulheres, e assim Mamãe Moomin consegue curar a mania de limpeza de Fillyjonk.
As canecas Moomin em porcelana branca resistente da Arabia são populares objetos de colecionadores que são igualmente adequados para o café da manhã em família quanto para o lanche com amigos.