Tigela Fillyjonk Moomin da Arabia é desenhada por Tove Slotte com um motivo baseado no livro de Tove Jansson, Sent in November de 1970, e na revista em quadrinhos Frieri de Klåttdjuret, que ela lançou junto com Lars Jansson em 1959.
Ordem, limpeza e previsibilidade são as palavras-chave mais importantes para a mãe de três filhos Fillyjonk e algo que a faz sentir controle na vida. Se a Mamãe Moomin é aquela que não se incomoda com coisinhas, então Fillyjonk é o oposto! Fillyjonk é ansiosa e usa a limpeza para tentar controlar sua vida. Ela cria seus filhos de maneira rígida e não quer que eles adquiram maus hábitos. Na verdade, Fillyjonk é bastante invejosa da Mamãe Moomin e de seu estilo de vida boêmio, mas ela tem dificuldade em romper suas manias neuróticas.
Na parte externa da Tigela Fillyjonk Moomin, vemos como Fillyjonk descobre os esconderijos das bolas de poeira e depois deixa a espuma de sabão fluir. A história começa com a chegada de um psiquiatra ao Vale dos Moomins, para curar Fillyjonk de seu complexo de limpeza. A pedra angular do Vale dos Moomins, a Mamãe Moomin, decide resolver ela mesma a situação quando vê que a casa de Fillyjonk começa a decair. Ao escrever um telegrama que os filhos de Fillyjonk entregam empolgadamente à mãe, Fillyjonk lê que ela receberá a visita de um comitê feminino, e assim, a Mamãe Moomin consegue curar a obsessão por limpeza de Fillyjonk. A Tigela Fillyjonk Moomin tem o tamanho perfeito tanto para o iogurte no café da manhã quanto para o sorvete de sobremesa, e pode ser misturada e combinada com outros produtos Moomin da Arabia.